Previdência Própria é conquista dos servidores de Dourados

Depois de duas tentativas frustradas de implantação nas administrações anteriores, o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados – Previd completou um ano de atividades em abril de 2008 e comemorou com teatro lotado o êxito da implantação da previdência própria na cidade durante o 1° Encontro Centro Sul – MS de Previdência Própria, realizado dias 14 e 15 de agosto.

Com o tema “Previdência Própria: nosso futuro em nossas mãos”, o evento trouxe palestrantes renomados, gestores de mais de 15 municípios de Mato Grosso do Sul, 450 servidores inscritos, além de prefeitos, vereadores e conselheiros da região.

Durante a abertura na noite de quinta-feira (14), o presidente do Previd de Dourados, Laércio Arruda disse que dois anos atrás era impossível encontrar cinco servidores conversando sobre previdência e agora o teatro lotado emocionava, representava a credibilidade da gestão e o poder de mobilização dos servidores interessados em discutir seu futuro. “Somos pautados pelos servidores, nossa diretoria e nosso conselho curador são formados por servidores que tem no mínimo cinco anos de trabalho, com representantes dos sindicatos, do Legislativo e do Executivo. Como somos servidores também buscamos fazer da melhor maneira a administração do Instituto”, declarou Laércio.

Quem lembrou das duas frustrações em administrações anteriores foi o prefeito Laerte Tetila, contando que além dessas experiências não resultarem em nada, ainda deram muita dor de cabeça para desfazer. Para ter êxito na terceira tentativa, a prefeitura traçou estratégias envolvendo diretamente as secretarias de Governo e de Gestão para discussão com as lideranças dos três sindicatos do funcionalismo. “Primeiro, ainda em 2001, o empenho começou com as ações para recuperar a credibilidade e estruturar o funcionalismo. Superamos desafios e construímos o caminho para a Previdência Própria. Preparamos a parte burocrática, constituímos o Instituto, elegemos os membros e com transparência e espírito democrático consolidamos essa conquista para Dourados”, comemorou Tetila.

O representante da Associação dos Institutos Municipais de Previdência do Mato Grosso do Sul e da Aneprem, Georges Elias Ayache, parabenizou a gestão do prefeito Laerte Tetila por instituir o Previd que é uma ação difícil de acontecer nos outros municípios do Brasil. “É preciso ter peito para criar isso”, disse. Já a representante do Ministério da Previdência Social, Zanita de Marco, elogiou Laerte Tetila por ter a sabedoria de não agir como outros prefeitos que erroneamente usam o dinheiro da Previdência para fazer ponte, comprar máquinas e pagar 13º salário.

Georges Elias Ayache lembrou ainda que esteve em Dourados há aproximadamente um ano e dois meses para a posse “singela” de Laércio Arruda que na oportunidade ainda se disse preocupado se o Previd iria dar certo. “Deu certo sim, esse slogan ‘o futuro em nossas mãos’ é o que está acontecendo agora, é o servidor cuidando do que é dele, sem fazer política, fazendo previdência”, contou Jorge.

O 1° Encontro Centro Sul – MS de Previdência Própria pretende aprofundar o conhecimento sobre o regime, sua legalidade do regime, a elaboração de estratégias para superação dos novos desafios e também o congraçamento dos participantes.
O evento será encerrado na tarde de hoje (15) e contou com as palestras de Zanita de Marco sobre o tema os “Aspectos relevantes da Previdência de servidores em face à Constituição Federal”, seguida por Luiz Cláudio Kogut, da Assessoria e Consultoria Atuarial de Curitiba no Paraná.

À tarde a mesa redonda trata do tema “Benefícios previdenciários e investimentos”, com a participação de André de Oliveira, do INSS do Rio de Janeiro e de Sandra Maria Garcia de Oliveira, da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal – Aneprem, de São José dos Campos.

O evento é uma realização do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados – Previd, com o apoio da Prefeitura de Dourados, da Associação dos Institutos Municipais de Previdência do Mato Grosso do Sul e da Aneprem, além de instituições bancárias e empresas de Dourados.

Fonte: http://www.dourados.ms.gov.br