Prefeito e Previd discutem centralização da perícia médica

Prefeito recebeu representantes do Previd para discutir parceria

O prefeito Murilo Zauith recebeu nesta quinta-feira, representantes do Previd (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município) para debater possíveis convênios entre a Prefeitura de Dourados e o instituto, como a centralização da perícia médica para autorização de auxílio-doença.

A vice-prefeita Dinaci Ranzi, o procurador-geral do Município Orlando Zani, a secretária municipal de Administração Marinisa Mizoguchi e membros do conselho do Previd participaram da reunião, no gabinete.

Conforme o presidente do Previd, Laércio Arruda, a prefeitura e o instituto arcam com 30 dias – 15 cada um – do auxílio-doença e, em alguns casos, este direito, garantido aos servidores, não é de fato necessário. “Em algumas situações o servidor não está doente e consegue um atestado da perícia médica alegando a necessidade de afastamento só para receber o auxílio, o que causa ônus à prefeitura e ao Previd”, esclareceu Arruda.

Com o convênio, a perícia médica será gerenciada pelo Previd, sendo realizada por profissionais da saúde efetivos na prefeitura e devidamente capacitados. “O intuito é preparar estes médicos para que saibam o que determina a lei e examinar corretamente o servidor, além de atestar somente casos que realmente necessitem de auxílio-doença”, reforçou a secretária de Administração, Marinisa Mizoguchi.

A secretária afirmou que outra reunião será agendada para debater com os responsáveis da Secretaria da Saúde os profissionais que podem desempenhar a função na perícia médica e como será realizado o gerenciamento.

fonte: http://www.dourados.ms.gov.br