Servidores de Dourados comemoram cinco anos do Previd

Servidores de Dourados reunidos para comemorar os cinco anos do Previd

Os servidores públicos municipais comemoraram nesta sexta-feira os cinco anos de criação do Previd (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Dourados). Para comemorar a data, a diretoria do Previd fez um balanço dos cinco anos e ofereceu um café da manhã para os servidores efetivos, no plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

O presidente do Previd, Laércio Arruda, lembrou que o instituto de previdência própria foi criado através de uma Lei complementar de 2006, mas foi implantado efetivamente em 2 de maio de 2007, quando foi escolhida a primeira diretoria.

Laércio informou que durante os cinco anos, o Previd conseguiu obter um patrimônio de R$ 100 milhões, que está aplicado em fundos diversos controlados por bancos. O rendimento dessas aplicações chega a R$ 1 milhão por mês, segundo Arruda. São 4.900 assegurados que contribuem mensalmente com 11% descontados em folha e a prefeitura mais 13,9%. “É um patrimônio do servidor. Os ativos contribuem para amanhã usufruir dos benefícios da aposentadoria”, destacou.

Atualmente o Previd conta com 220 aposentados. Os assegurados do Previd neste caso não fazem parte do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que é o regime geral de previdência adotado no Brasil. Contudo, os servidores do município têm os mesmos benefícios, como a aposentadoria por idade e tempo de serviço, auxílio-doença e pensão.

De acordo com Laércio Arruda, o regime próprio de previdência é uma tendência nacional. Hoje no país milhares de municípios já aderiram ao modelo. Em Mato Grosso do Sul, são pelo menos 30 municípios que contam com o sistema.

Para Arruda, a atual forma de previdência dos servidores do município é mais prática se comparado ao INSS. “O processo é mais rápido, prático, o servidor é bem atendido e tem a prerrogativa de escolher a forma como quer se aposentar”, destaca.

Na avaliação de Arruda, o Previd deu certo em Dourados.

O que marca esses cinco anos de Previd é o envolvimento do servidor, porque ele compreende que é uma instituição séria.

O Previd funciona na Rua Ciro Mello, 1.756, no centro. O telefone de contato é o (67) 3427-4040.

Fonte: http://www.dourados.ms.gov.br/

Veja a galeria de fotos deste evento:

We cannot display this gallery